Lembrar-me
Kostas Axelos (1924-2010) PDF Imprimir E-mail
Arquivado em:  Filosofia
Escrito por Bernardo Rieux   
Seg, 08 de Fevereiro de 2010 23:17

Faleceu dia 4 de fevereiro o filósofo grego Kostas Axelos, autor de diversos livros sobre Heidegger e Marx. Em 1964, Gilles Deleuze escreveu:

Kosta Axelos (...) tem uma formação dupla, marxista e heideggeriana. E mais, a força e inspiração de um grego, sutil ou sábio. Ele censura seus mestres por não haverem rompido suficientemente com a metafísica, por não terem concebido suficientemente as potências de uma técnica ao mesmo tempo real e imaginária, por serem ainda prisioneiros das perspectivas que eles mesmos denunciavam.

Diante dos "mestres", Axelos ofereceria uma "filosofia nova" em livros como Vers la pensée planétaire, Marx penseur de la technique e Heráclito e a Filosofia (Cf. link acima). Há um escrito em edição brasileira, intitulado Horizontes do Mundo. Mais informes:

- Paris: Greek Philosopher Axelos dies

- Kostas Axelos, horizon ultime

- Death of noted philosopher Kostas Axelos

- Kostas Axelos, penseur du “Jeu du monde” (Le Monde, 22/4/1977)

- Wiki em ingles e francês (com referencias)

Comentários (0)add comment

Escreva seu Comentario
diminuir | aumentar

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
2010. :: O Estrangeiro ::. Desenvolvimento: Denise de Camargo e Marcio Miotto.